Governo do Paraná avança para impulsionar o potencial de cada região do Paraná 02/02/2026 - 13:55
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL), assinou nessa terça-feira (27), a contratação do vencedor da licitação para a realização do Planos de Desenvolvimento Regional dentro do Programa Paraná Produtivo. A iniciativa busca aprimorar a realização de ações práticas na distribuição do desenvolvimento por todas as regiões do estado.
Essa ação do Programa Paraná Produtivo é uma parceria com o Banco Mundial, por meio do Programa Paraná Eficiente.
Após essa assinatura, a empresa tem um mês para apresentar um plano de trabalho com a delimitação das datas para as atividades seguintes. Os planos preliminares serão entregues em oito meses. O prazo total é de 14 meses em que serão entregues 15 Planos de Desenvolvimento Regional e os respectivos cadernos de projetos.
As primeiras capacitações estão programas para começar em março. Em maio, devem ter início as oficinas e os planos preliminares têm previsão para agosto. Em outubro, as governanças devem receber os planos finalizados.
Esses Planos de Desenvolvimento Regional devem refletir a realidade das diferentes 15 regiões do Estado do Paraná no Programa Paraná Produtivo e garantir a aplicabilidade das propostas, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional.
A empresa deverá capacitar atores regionais para participarem do planejamento, da execução, do monitoramento e das ações dos projetos desenvolvidos nas suas respectivas regiões, seguindo as diretrizes da Plataforma de Gestão Territorial.
Regional, de um documento contendo três projetos em cada uma das 15 regiões, um relacionado ao eixo Pessoas, outro ao eixo Sistemas Produtivos e o terceiro ao eixo Infraestrutura. Todos devem ter uma sessão destinada às atividades de governança e gestão necessárias para a realização dos mesmos, considerando que Governança e Gestão é um eixo transversal do Programa Paraná Produtivo.
A empresa contratada deverá promover no mínimo quatro encontros presenciais em cada região. Dois na etapa de elaboração, sendo um no curso de formação sobre desenvolvimento territorial e outro na fase de diagnóstico e levantamento de questões críticas nas regiões. Os demais acontecem na fase de elaboração do caderno de projetos, sendo um na capacitação em gestão de projetos de desenvolvimento territorial e o outro na fase de elaboração dos projetos. Cada encontro deve ter no mínimo oito horas. Além dos encontros presenciais, a contratada deverá promover reuniões remotas.




























